Crítica de Livro | A Fortaleza – Mundo Sombrio

Olá, meu bom leitor.

Hoje trago para você as minhas impressões sobre o livro A Fortaleza – Mundo Sombrio da autora nacional Dayanne Fernandes.

Este é o primeiro livro em formato físico da autora, porem ela possui outros trabalhos no Wattpad, para encontra-la é só clicar AQUI. Lá no Wattpad a Dayanne já um monstrinho na plataforma conseguindo mais de 7k de leituras em suas obras, e para bem da verdade, depois que li esse livro consegui entender o porquê desses números.

Mas vamos focar sobre o livro A Fortaleza – Mundo Sombrio. Este livro conta a história de Camille, líder da resistência contra os mandos tiranos do governador da Fortaleza n° 7. A Fortaleza é uma construção subterrânea feita para abrigar uma parcela da população depois que uma guerra atômica destruiu a superfície do planeta.  Ao redor da fortaleza um emaranhado de tuneis e passagens secretas fazem com que Camille esgueire sem ser percebida pelos soldados. E justamente nestes tuneis frios e escuros que a maior parte da história se desenvolve, e ficamos sabendo sobre toda a situação politica do local e a tensão de que algo irá acontecer deixa o clima da narrativa sempre em tensão.

A premissa da história em si é sensacional, mundo pós apocalíptico, governo tirano, resistência, mercenários, guerra e muitos segredos para serem revelados ao longo da narrativa. A autora conseguiu fazer uma construção narrativa pelo o que pude perceber em duas frentes, o arco de Camille e o arco de Adam, que é outro personagem chave para toda a trama, não irei falar muito dele por conta de spoilers. Esse tipo de construção é muito bom quando bem feito, igual ao que a Dayanne Fernandes fez aqui, pois ele nos dá a possibilidade de encarar todo o contexto geral da história por outras óticas, e o mais importante, da mais ritmo e cadência para o ato de contar a história.

Pude perceber que a maioria dos personagens a autora teve um carinho e um cuidado para cria-los, os principais personagens tem uma história de apoio, um passado que da mais veracidade e uma justificativa para determinados atos e comportamentos que vemos ao decorrer da trama. Isso é um dos pilares mais importantes para qualquer história, um personagem mal elaborado é o que faz uma história boa ruir, mas aqui temos personagens muito bem desenvolvidos, a minha única ressalva é para com o vilão da história, o Governador, que irei deixar para falar dele daqui a pouco.

A ambientação do livro está incrível, conseguimos sentir a tensão dos personagens ao andarem pelos corredores subterrâneos, o medo do que pode aparecer a cada curva ou do que pode pular de uma sombra direto para cima de você. Porém o que senti falta para me deixar ainda mais imerso na história foi um mapa, chega uma parte que o grupo principal se separa por conta de um ataque de soldados, uma galera foge para um corredor leste outros para um outro corredor oeste, os corredores recebem numerações e existem pontos que eles param para chegar a Fortaleza n° 7. Se o livro tivesse um mapa mostrando os principais corredores que aparecem na história, mostrando para onde cada um vai e a posição da fortaleza neste emaranhado subterrâneo, a experiência da leitura seria outra.

Aqui vou falar das duas coisas que mais me deixaram desapontado com a história: o vilão e a edição. Todos sabem como eu adoro um vilão bem construído e que mostra sua força durante toda a narrativa, aqui não temos dúvidas de que o Governador é maligno, ele é uma sombra viva que amedronta Camille a todo momento, porém na hora que ele aparece é uma passagem muito curta. Eu queria ter visto mais dele, ver mais a crise politica e ver mais suas artimanhas como vilão, o bom que no Wattpad da autora existe uma obra que é como se fosse um apêndice deste livro, talvez lá iremos conhecer melhor esse vilão. Agora falando sobre a edição e a revisão do livro, está bem a desejar, a editora Tribo das Letras fez um trabalho bem fraco neste livro, e isso me deixa muito triste, pois é uma boa história que merece uma edição de qualidade, a editora deixo o meu total descontentamento por conta deste trabalho preguiçoso.

Se você está em busca de uma história bem desenvolvida e que ira te trazer vários questionamentos, A Fortaleza – Mundo Sombrio é o livro que você esta procurando.

Sinopse

“2070

Após uma guerra nuclear entre as grandes nações, a vida na superfície terrestre se extinguiu.

Antes do fim, um conselho de sobrevivência foi fundado e a única saída para evitar a extinção da humanidade foi a construção de gigantescos complexos estruturais no interior do planeta. Esses complexos são chamados de As Fortalezas. Entretanto, na Fortaleza número 7, um império regado a sangue se ergueu, subjugando a todos.

Cansados da repressão, um grupo de sobreviventes começa a formar uma resistência às escondidas. E durante uma missão de resgate, sua líder salva a vida de um desconhecido, mudando o destino de toda a raça humana.

Nesse mundo sombrio, a morte é um sacrifício exigido para alcançar a liberdade e alguns males são tão irremediáveis, que podem ultrapassar tempos e mundos.”

Livro: A Fortaleza – Mundo Sombrio
Autora: Dayanne Fernandes
Editora: Tribo das Letras
Páginas: 237

Capa: 8,00
Continuidade: 8,50
Personagens: 9,50
Cenários: 9,50
História: 9,00
Narrativa: 9,00
Diálogos: 9,00
Revisão: 6,00

Nota Final: 8,56 – Muito Bom

Tenha um ótimo ponto para ler!

Paulo Souza.

Você irá gostar de ler também:

2 Comentários

  1. Onde eu clico pra abraçar vocês?????!!!
    hahahahaha Adorei a crítica! E mais ainda a sinceridade e o profissionalismo. Não esperava menos do Ponto!!
    Obrigadoooo!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *