Crítica de Livro | Blogueiras.com

Olá, leitores!

A vida está uma loucura, mas consegui terminar de ler um livro finalmente e hoje vou contar um pouco mais sobre ele. O Blogueiras.com é uma antologia organizada pela blogueira Thati Machado do blog Nem te conto, ela reuniu mais sete blogueiras e cada uma escreveu um conto envolvendo o fantástico mundo dos blogs. Dá uma olhada nas meninas que toparam participar dessa empreitada:

Thati Machado (Nem Te Conto)
Lari Azevedo (Burn Book e Lari Azevedo)
Mari Mortani (Magia Literária)
Adrielli Almeida (O Que Tem Na Nossa Estante)
Thays M. de Lima (Thays M. de Lima)

O primeiro conto foi escrito pela Mariana Mortani e se chama Arrisque-se, ele conta a história de uma blogueira que está em Londres para assistir o primeiro episódio da mais nova série do Netflix. Ele foi bem legal, me identifiquei com a protagonista e fiquei morrendo de curiosidade para saber qual o segredo do Peter. Eu já tinha minhas teorias, mas ainda assim precisava saber e foi por isso que o final foi um pouco brusco para mim. Mesmo assim o conto é bem legal e me deixou com uma vontadinha de conhecer Londres pessoalmente.

Sentimento às Avessas foi escrito por Larissa Azevedo e aborda a depressão e como escrever um blog ajudou uma garota que sofria com a doença a se enxergar de uma forma diferente para tentar enfrentar seus medos. O tema é bem interessante e a abordagem que ela fez também, mas a mescla entre passado e presente ficou um pouco confusa no início. A forma como ela mostrou que as recaídas existem foi super bem colocada, porque a vida tem altos e baixos para todos, claro que para quem tem depressão os baixos são mais intensos, mas talvez tenha o poder de ajudar pessoas que sofrem com a doença.

A Raffa Fustagno escreveu E a Vida me Trouxe, que conta a história de Mafalda, uma garota que acabou de terminar um namoro porque foi traída pelo namorado e estava arrastando corrente por aí até que o personagem do seu livro favorito aparece para ela de repente. A história é bem louquinha assim mesmo, mas é engraçada.

O quarto conto é da Thati Machado e se chama Segredos da Valentina, óbvio que conta a história de Valentina, uma digital influencer de sucesso que acabou de terminar um namoro que era muito querido por seus seguidores. Como se não bastasse, quando ela começa a se recuperar do término ela é assediada por um ator famoso e sua vida vira um inferno e ela contrata uma assessoria de imprensa para ajudá-la a contornar a situação. A forma como as coisas acontecem são bem legais e a forma como ela conduz tudo para o final é bem interessante. Foi legal conhecer a Valentina.

A Adrielli Almeida escreveu o conto TT, que traz a história da Lílian Silva, uma estudante de Teatro que vai entrevistar um grupo de Kpop para o blog da irmã e acaba envolvida em um grande engano. Não vou contar o que é para não estragar a surpresa, mas a história é divertida. Só achei que ela poderia ter desenvolvido um pouco mais a vida da protagonista depois da entrevista, mas nada que prejudique muito a leitura.

A Perfeição em Existir foi escrito pela Thays M. de Lima e conta a história de Helena dona do blog Experiências Vividas. O tema da página é viagens e Helena se preocupa em fazer conteúdo para vários períodos do ano, por conta disso ela acaba viajando várias vezes e em uma dessas aventuras ela conhece Enzo Alencar, um homem misterioso e um tanto amargurado com a vida.

A Mari Scotti escreveu o conto Canal Aline Cordeiro que nos mostra a história de Aline, uma mãe solteira que tem um canal no Youtube e vive sonhando com a fama e com um mundo de seguidores. Ela leva essa história de conseguir seguidores um pouco a sério demais e isso pode acabar prejudicando-a de alguma forma. Esse conto traz uma lição de vida interessante, principalmente para quem vive nesse mundo da internet em que parece que você só tem valor se tiver uma legião de seguidores.

Por último vem o conto da Teca Machado, que já é uma querida conhecida aqui do blog, o nome do conto que ela escreveu é conversas literárias e conta a história de Clara, uma blogueira literária que comprou um computador novo na promoção e acaba tendo uma surpresinha. Ela passa a ter o poder de visitar os livros que ela resenha cada vez que publica o texto por esse notebook inusitado. Pense na emoção! Eu acho que ia surtar se tivesse a oportunidade de entrar no mundo de alguns livros que eu já li, mas para não me alongar mais, achei que esse conto foi o mais completo. Trabalhou os personagens, apresentou a motivação deles e dos acontecimentos sem ficar adicionando ingredientes novos a todo tempo, foi bem legal a leitura.

Sem mais delongas, eu gostei dos contos, o nível de escrita de cada uma é bem diferente, mas elas conseguiram criar temas interessantes e por mais que nem todas tenham desenvolvido todo o potencial que apresentaram no início da história isso não tornou a leitura arrastada. É sempre bom prestigiar autoras nacionais, ainda mais quando elas fogem do padrão romance e escrevem contos. Precisamos desesperadamente de pessoas que escrevam tipos de textos que vão além do romance e, meninas, vocês estão no caminho certo!

Espero que essa seja a primeira de muitas obras de vocês, as ideias são bem interessantes, treinem a execução que vocês vão longe, eu tenho certeza! Fiquei lisonjeada por vocês terem me escolhido como parceira e foi uma leitura bem agradável. Parabéns pela coragem e pela ideia.

Ah! O livro está a venda aqui nesse link 😉

Nota final: 7,63*

*nota atribuída pela média aritmética de todos os contos.

Até a próxima!

Ana.

Você irá gostar de ler também:

4 Comentários

  1. Oi Aninha!

    Olha, que iniciativa legal, achei bem interessante isso de reunir blogueiras e escrever um livro sobre o universo da blogagem. A capa está uma lindeza que só, viu?! Amei!
    Adorei sua resenha, Ana. Obrigada pela dica!

    Cris
    Plataforma 9 3/4

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *