Crítica de Livro | O Desafio de Ferro

Olá, meu bom leitor.

Hoje venho trazer a crítica do livro O Desafio de Ferro da série Magisterium das autoras Holly Black e Cassandra Clare.

Para quem não conhece as autoras uma rápida resumida dos seus trabalhos:

Holly Black é autora da aclamada série As Crônicas de Spiderwick que posteriormente teve uma adaptação para o cinema que não retrata a beleza dos livros. Eu li somente o primeiro dos cinco, que é O Guia de Campo, ele é simplesmente encantador e de um nível de beleza em referencia a fantasia incrível.

Cassandra Clare é autora da renomada série Os Instrumentos Mortais, eu particularmente nunca li nenhum livro dela, mas pelo o que eu vejo das críticas ela é uma ótima escritora também.

Post 10Estas duas escritoras são verdadeiras amigas e resolveram em uma viagem de avião escrever um livro juntas, quando elas desceram do avião já estavam com toda a historia montada e o que aconteceria em cada livro. O que faltava era apenas escrever, e foi exatamente o que elas fizeram, sentaram as duas em um único computador e começaram a escrever está ótima série literária.

Sempre que eu vejo que um livro é escrito por dois autores eu fico com um pé atrás por ter que talvez enfrentar uma leitura truculenta, são duas pessoas com dois estilos diferentes que acaba deixando a leitura um pouco quebrada linguisticamente, o que é normal, mas com a Holly e a Cassandra eu tive o prazer de ver o contrario, foi uma leitura completamente continua com uma linguagem em que eu não consegui diferenciar quem escreveu o que.

Os personagens são outro ponto alto da historia, são bem estruturados com historias pessoais que da a ilusão de realismo que permite atitudes mais encorpadas, sem duvida nenhuma temos duas autoras que sabiam o que estavam fazendo. O trio de personagens principais Callum, Aaron e Tamara reúnem somente neles historias que por si só renderiam mais três livros, de tão bem que foram estruturados, sem tirar as historias que ocorrem dentro da escola de magos, a Magisterium, de lado.

Os diálogos também foram muito bem elaborados, deixando a desejar em alguns momentos, existem trechos em que os personagens parecem falar da mesma maneira e de repente voltam com as suas características pessoais.

Outra coisa que tenho que falar que ficou a desejar, a continuidade da historia. Não quero dizer que ela esta ruim, mas sim que ela poderia ter sido muito melhor, toda a trama é muito bem elaborada, mas as coisas foram soltas muito devagar, a leitura não é cansativa, mas os grandes acontecimento apenas aparecem no final. Posso até dizer que o inicio do livro é ótimo e depois da uma caída e a leitura fica um pouco arrastada e do nada quase no fim do livro ela melhora consideravelmente.

A parte em que a leitura fica arrastada tenho que salientar que ocorrem pequenos episódios isolados que dão um up que ajudam no clímax da trama.

Por fim, O Desafio de Ferro fez um ótimo abre alas para uma série que promete ser um fenômeno na literatura fantástica mundial, afinal de contas suas autoras são de um talento enorme. Como sendo o primeiro livro da sério cumpriu devidamente com o seu papel, apresentar os personagens, a trama e deixar aquele gostinho de quero mais.

Sinopse

“AMIGOS E INIMIGOS. PERIGO E MAGIA. MORTE E VIDA. A maioria dos garotos faria qualquer coisa para passar no Desafio de Ferro. Callum Hunt não é um deles. Ele quer falhar. Se for aprovado no Desafio de Ferro e admitido no Magisterium, ele tem certeza de que isso só irá lhe trazer coisas ruins. Assim, ele se esforça ao máximo para fazer o seu pior… mas falha em seu plano de falhar.
Agora, o Magisterium espera por ele, um lugar ao mesmo tempo incrível e sinistro, com laços sombrios que unem o passado de Call e um caminho tortuoso até o seu futuro. Magisterium.
O Desafio de Ferro nasceu da extraordinária imaginação das autoras best-seller Holly Black e Cassandra Clare. Um mergulho alucinante em um universo mágico e inexplorado.”

Livro: O Desafio de Ferro                  Autoras: Holly Black e Cassandra Clare

Páginas: 251                                         Editora: Novo Conceito #Irado

Capa: 9,00

Continuidade: 8,50

Personagens: 9,50

Cenários: 10,00                                  Nota Final: 9,06

História: 9,00

Narrativa: 9,00

Diálogos: 8,50

Revisão: 9,00

Tenha um ótimo ponto para ler!

Você irá gostar de ler também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *