Crítica de Livro | O Pistoleiro

Olá meu bom leitor.

Hoje farei a crítica do livro O Pistoleiro o primeiro volume da série de sete livros que compõem A Torre Negra do grande Stephen King.

Antes de mais nada tenho que dizer, o Sr. King é fenomenal, no livro de estreia ele nos presenteia com a historia de quem é o pistoleiro. E ponto.

O livro conta basicamente a saga do pistoleiro Roland de Gilead em sua busca pelo homem de preto que irá mostrar o caminho para a Torre Negra. No meio deste caminho você irá descobrir por meio de memorias quem são os pistoleiros, ou quem eram, quem é o homem de preto e de fatos que dirão de como o mundo continuou a seguir a diante e no que ele se transformou e de como ele continua a se transformar.

O ritmo da narrativa é deslumbrante, ouso até em dizer que ela tem uma cadência quase musical. Os acontecimentos, a maneira de como são desencadeados e de como são narrados é incrível.

Capa O Pistoleiro - Projeto economico submarino.ai

Toda a narrativa dá uma cor viva e exuberante para a própria historia que se transforma em um mundo real (tão real que em inúmeros momentos eu pensei se existiria a probabilidade do nosso mundo não se tornar o mundo de Roland).

Algo que eu tenho que deixar bem claro aqui, os diálogos, eles são a quinta maravilha de tão bem estruturados e bem encaixados, tanto no contexto da historia como na personalidade dos personagens, houve momentos em que simplesmente tive que reler alguns diálogos de tão bem feitos que eles são. Nota para o último diálogo entre o pistoleiro e o homem de preto, minha mente explodiu com a conversa que foi de longe a melhor confabulação que eu li nos últimos anos. O livro é impecável, mas meu bom leitor, este último diálogo é de chorar de tão bom.

Eu fico até com receio de escrever mais sobre este livro, por que afinal de contas o último livro que eu li que me deixou neste estado de êxtase foi O Senhor dos Anéis e isso foi a mais de dez anos. Tenho que admitir que é excelente poder encontrar outra literatura que te arrebata. Apenas leia e comprove o que estou falando, eu já estou no terceiro volume da série e a cada página que eu leio eu penso “o Sr. King é um desgraçado de tão bom”. Ao passar do tempo eu irei postando as críticas dos outros livros.

Sinopse

“Assim começa a historia de Roland de Gilead, o último pistoleiro, condenado a vagar por um mundo pós-apocalíptico em busca da lendária Torre Negra, lugar mítico que controla todo o tempo e todo o espaço.

Roland é o protagonista deste primeiro dos sete volumes de A Torre Negra obra mais ambiciosa do cultuado escritor norte-americano Stephen King. Inédita no Brasil, a série foi descrita por seu autor como “o mais longo romance popular de todos os tempos”.

O Pistoleiro acompanha Roland em sua incansável perseguição ao enigmático homem de preto na paisagem desértica, quase atemporal, de um mundo arruinado. Alcançar sua misteriosa nêmesis é apenas o primeiro passo em sua jornada rumo à Torre Negra, onde Roland espera que a rápida destruição de seu mundo possa ser interrompida, ou até mesmo revertida.

Enquanto o pistoleiro vai aos poucos descobrindo o que lhe reserva seu ka – seu destino -, o leitor é arrebatado por este romance ao mesmo tempo realista e visionário, porta de entrada para um universo fantástico que cultiva uma legião de fãs ao redor do mundo.

Inspirada no universo imaginário de J. R. R. Tolkien, no poema épico do século XIX “Childe Roland à Torre Negra Chegou”, e repleta de referências à cultura pop, às lendas arturianas e ao faroeste, A Torre Negra mistura ficção científica, fantasia e terror numa narrativa que formam um verdadeiro mosaico da cultura popular contemporânea.”

Livro: O Pistoleiro                                         Autor: Stephen King

Páginas: 221                                                    Editora: Suma das Letras

Capa: 8,00

Continuidade: 10,00

Personagens: 9,00

Cenários: 10,00                                              Nota Final: 9,43

História: 9,50

Narrativa: 9,50

Diálogos: 10,00

Revisão: 9,50

Tenha um ótimo ponto para ler!

Você irá gostar de ler também:

8 Comentários

  1. Sou louco para ler *-*

    Não fosse minhas responsabilidades com o blog, esse livro seria um dos primeiros da minha lista. Se eu escrevesse 10% do que esse cara escreve, com certeza meu livro seria bem avaliado pelos blogueiros rsrsrs

    Parabéns pela crítica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *