Links da Semana #4

Oi pessoal!

Hoje é dia de links da semana e a pauta está bem diversificada, estão prontos?

1. Ter paz para escrever pode se tornar realidade depois desse edital

Se você é escritor e já tem pelo menos dois livros publicados, chegou a hora de conhecer o projeto de Residência Literária do Sesc de Santa Catarina. Eles prometem hospedagem em um dos hoteis da região por dois meses entre maio e julho e você terá o sossego necessário para escrever aquele projeto literário que está empacado por falta de tempo ou ambiente adequado para dedicação a escrita. As inscrições vão até o dia 05 de março, mas fique atento as regras que é preciso enviar um projeto na formatação solicitada para avaliação.

2. Visitando a obra de Virginia Woolf

Desde o ano passado eu estou muito curiosa para conhecer a escrita de Virginia Woolf e essa matéria faz um passeio por suas obras de um jeito simples que possibilita que você entenda como as obras se relacionaram com a sua vida. A Erika do blog Esse mundo literário me deu algumas dicas de por onde começar e eu vou me planejar para me lançar nesse mundo Woolfiano em breve, preparem-se! Se você não acompanha o Blog Literature-se, a Mell Ferraz está fazendo um projeto de leitura coletiva da obra de Virginia, se você já está pronto para começar cola nela que a oportunidade é boa.

3. Margaret Atwood em: Como defender a presunção de inocência

Mês passado, a autora canadense Margaret Atwood assinou uma carta em defesa da presunção de inocência de um professor universitário acusado de abuso e a partir daí passou a ser chamada de traidora do movimento feminista. Milhares de pessoas caíram matando em cima dela dizendo que o posicionamento dela não fazia o menor sentido, porque depois de tantos anos de luta ela passou a defender um abusador. A história é longa e no link do título dá para se inteirar do assunto, mas ela ainda escreveu um artigo trazendo argumentos que embasam seu posicionamento de defender a presunção de inocência como direito fundamental. Polêmica na literatura, a gente vê em todo lugar do mundo, ufa! Margaret tem uma coluna no jornal britânico The Guardian, caso você se interesse em ler suas opiniões.

4. Uma lista para você que está procurando livros Sci-Fi escrito por mulheres

Dessa listinha eu já li Suzane Collins e Octavia Butler (leitura de maio do Pacto!), Ursula K Leguin e Ayn Rand. Sem falar Margaret Atwood, que já está na minha lista de obrigatórios para esse ano. 2018 não pode terminar sem que eu leia O Conto da Aia. Achei a lista bem diversificada, com livros de autoras mais velhas, mais novas e do passado. Sem contar que os livros também são bem diferentes entre si, até mesmo as distopias não tem histórias parecidas. Maio vem aí e vocês vão entender porque já estou lendo essas curiosidades agora Hahahaha

Até a próxima!

Ana Paula

Você irá gostar de ler também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *